20
Jun 06
publicado por brmf, às 18:39link do post | comentar

Vale a pena ler esta crónica do Joel Neto (para mim, um dos melhores cronistas sobre o tema futebol) sobre o Scolari e seus méritos e deméritos. É uma crónica que subscrevo a 100%. Além da escrita ser muito boa, isso já é habitual, o conteúdo é excelente.

Quem não gostar de futebol, pode, desde já, saltar de post.

Ponto de Situação por Joel Neto na revista NS´:

QUE SCOLARI não treinará Portugal depois do Mundial, parece-me claro. A prestação no Euro 2004 dá para tudo. Foi brilhante e foi catastrófica. Agora, se Scolari conseguir um bom resultado na Alemanha, terá acumulado dois feitos gigantescos. Se não, pelo contrário, terá acumulado dois desastres. E, inevitavelmente, sairá. Ou será premiado no estrangeiro pela sucessão de conquistas, ou será castigado em Portugal pela repetição da catástrofe. Será herói ou vilão - sem meio-termo. E, fatalmente, teremos de procurar um seleccionador novo.
Não é a ausência de Quaresma na convocatória, porém, que me fará decidir sobre ele. Se você ainda não sabe porque Scolari não convocou Quaresma, é porque não quer saber. Também eu gostava de ver o extremo dos sub-21 neste Mundial, sim. Mas acho igualmente que, passado o choque inicial, a questão tem sido agora alimentada sobretudo por adeptos do FC Porto que, independentemente da imagem de intelectuais, se revelam bastante regionalistas - e até um tanto trauliteiros. E, quando se olha para a selecção dos Estados Unidos tentando perceber porque Bruce Arena não convocou Freddie Adu, percebe-se porque Scolari também não convocou Quaresma.
A confiança num grupo de homens é tanto mais forte quanto maior for a qualidade e o reconhecimento dos que o comandante estiver disposto a sacrificar por aqueles que escolher. Quaresma foi o melhor jogador do último campeonato português. Por outro lado, era também dispensável, tendo em conta as presenças de Figo, Ronaldo e Simão. Era a vítima perfeita. Agora, sempre que se sentir menos motivado na pele de um dos escolhidos, cada um daqueles 23 há-de lembrar-se disto: Scolari confia tanto nele que o escolheu em vez de Quaresma. E empenhar-se-á em tributá-lo.
Pode discutir-se os méritos de Scolari. Tem sido um homem de sorte.
Tanto a caminhada do Brasil rumo à consagração mundial, em 2002, como o percurso de Portugal até à final do Europeu, em 2004, podiam ter terminado abruptamente com base numa simples distorção de acasos.
Mas foi ele quem nos levou pela primeira uma vez a uma final. E foi ele quem pôs o País a vibrar com a selecção. Se ganha demasiado dinheiro, não me preocupa. Portugal deve aos fornecedores, pede pagamentos por conta às famílias e depois atrasa-se nos reembolsos - não merece que nós, portugueses ou brasíleiros, trabalhemos de graça para ele.
E eu acho que Scolari merece que esperemos pelos resultados. Porque é um extraordinário gesto r de emoções. Porque nos deixa num estado de levitação que, embora nos aliene dos principais desafios do País (Sócrates deve adorá-lo), nos dá bianualmente um mês de emoções como não temos outro. Porque esse mês de emoções tem impacte na macroeconomia.
E porque, sejamos justos, é o treinador com mais vitórias em jogos da fase final do Mundial. Porque Portugal jogou mal com Angola, mas ganhou.
Porque Costinha e Maniche foram introduzidos em campo no minuto certo do jogo certo e, neste momento, todos achamos que devem voltar. Porque Deco esteve ausente e, na verdade, podemos melhorar.
Scolari não é homem de meios-termos. Exerce uma liderança de infalível desgaste - e, mesmo sabendo que sairá, está disposto a levar consigo o nosso ódio se, ao longo do processo, tiver uma só oportunidade, por modesta que seja, de levar a nossa saudade. E eu gosto de homens assim.

(bendito scanner)


Secções: ,

o docontra e eu
Sempre a par
pesquisar neste blog
 
Junho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
15
16
17

18
19
21
23
24

25
27
30


comentários recentes
<br />O grupo Maria Isco fornece ajuda para ...
Meus amigos lá é uma nova maneira de se tornar mui...
Nós somos um fornecedor de empréstimos de dinheiro...
Twitter
links
Twingly BlogRank