14
Jul 06
publicado por brmf, às 12:10link do post | comentar

Excelente série transmitida em dois episódios pela RTP: A Ponte. Um acontecimento esquecido que nunca é lembrado e muito menos o é pela escola. A série relata a forma como um grupo de americanos colocou a sua vida em jogo para salvar um cidade: Berlim. Através da coragem de um grupo pilotos americanos foi possível garantir a sobrevivência de mais de dois milhões de pessoas. Durante cerca de um ano os pilotos americanos garantiram mantimentos à zona ocidental de Berlim através de voos diários entre territórios aliados e zona ocidental de Berlim.

O interessante disto é que nunca me ensinaram nada disto na escola. Admitindo aqui a minha ignorância, se não fosse esta série seria até hoje desconhecedor deste pedaço importantíssimo da história mundial. O que me anima (ou desanima) é que tenho a certeza que, como eu, existirão muitas outras pessoas que passaram ao lado deste pormenor(maior) da História do século passado.

Isto leva a pensar na definição dos programas escolares e na forma como estes são influenciados pelas ideologias políticas. E ainda, força a pensar no sistema de ensino público.

Deveriam os pais de ter o direito de escolher a forma como os seus filhos aprendem? Como já vimos, a História nunca é igual para todos. A História depende da forma como é contada (exceptuando as ciências exactas, a frase anterior aplica-se a quase todas, senão todas, as disciplinas).

[Adenda: correcção no texto. Por lapso, originalmente, lia-se zona oriental de Berlim onde deveria estar zona ocidental de Berlim

Secções:

o docontra e eu
Sempre a par
pesquisar neste blog
 
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15

16
19
22

23
27
28
29

30


comentários recentes
Meus amigos lá é uma nova maneira de se tornar mui...
Nós somos um fornecedor de empréstimos de dinheiro...
Grave um depoimento dinheiro pronto quando bancos ...
Twitter
links
Twingly BlogRank