11
Out 06
publicado por brmf, às 20:28link do post | comentar

Na última Atlântico, o Rui Ramos abordou de forma crítica o 5 de Outubro e a Republica que se seguiu. Deu uma lição de história que contudo esbate num problema de interpretação, a meu ver, claro. O que se celebra a 5 de Outubro não é a implantação daquela Republica – 1ª Republica, mas a implatação da Republica – Conceito. E isso faz toda a diferença.


Começa logo por cair num contra-senso, se não dele, pelo menos do Republicanos da altura, quando escreve: "Para os Republicanos, o que importava não era o carácter electivo do chefe de Estado, mas a concepção do Estado como uma comunidade de cidadãos iguais entre si, e submetidos apenas a leis". Dizer que numa Monarquia Constitucional (o regime anterior à 1ª República) podem estar todos de igual forma perante a lei é um erro decorrente da própria definição de Monarquia onde “o poder é transmitido ao longo da linha sucessória”. Não se pode considerar que existam cidadãos iguais perante a lei quando alguns, por terem tido melhor “sorte” hereditária, têm mais direitos e obrigações que os restantes cidadãos.


Não é por aquela Republica ter sido mal governada que o regime republicano é mau. Aliás, das três Republicas, Portugal não guarda grandes recordações, mas é, ainda assim, o regime que melhor encarna os princípios liberais. À boa maneira liberal, a distinção social deve ser feita pelo esforço, pelo mérito, pelo trabalho e, porque não, pela sorte natural, mas nunca por uma melhor sorte à nascença.

[bolds da minha autoria]
[adenda às 11.43 de 11/10: substituição da palavra implemetação por implantação, apesar de no dundo ir dar ao mesmo, um preciosismo] 

Secções:

o docontra e eu
Sempre a par
pesquisar neste blog
 
Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
14

15
16
21

22
28

29


comentários recentes
<br />O grupo Maria Isco fornece ajuda para ...
Meus amigos lá é uma nova maneira de se tornar mui...
Nós somos um fornecedor de empréstimos de dinheiro...
Twitter
links
Twingly BlogRank