09
Out 07
publicado por brmf, às 10:04link do post | comentar

À geração quanto mais tarde sair de casa melhor apresentam-se duas alternativas: trabalhar para aquecer (o que no Inverno até pode dar jeito) ou, simplesmente, não trabalhar. O sistema fiscal é tão impróprio para consumo que dá-se o caso de em algumas situações não compensar trabalhar…e como se sabe não há almoços grátis. A utopia comunista é bonita, mas não existem utópicos do aquecimento pela via laboral.

Uma fábula: João, 25 anos, tem dois empregos a recibos verdes (chamemos-lhes emprego A e emprego B); posteriormente, entra no quadro no emprego B, mas, porque é um jovem bastante trabalhador, continua a manter o emprego A a recibos verdes, em regime par-time; João ganhava 1000 euros no emprego B e 200 no emprego A; após a alteração da sua situação contratual no emprego B, mantém o mesmo valor remuneratório em ambos os empregos; João descontava para a segurança social sobre 1200 euros – descontos feitos pelo próprio; depois de passar ao quadro no emprego B, a empresa começa a descontar por ele; contudo, dada a estupidez do sistema, João, terá que continuar a descontar enquanto trabalhador independente (emprego A) durante 6 meses; João descontava, e terá que continuar a descontar, o mínimo exigível para a S.S (sem todas as regalias), aproximadamente 150 €; se a este valor somarmos os 20% de retenção em sede de IRS (não sei se é obrigatório), no limite, João poderá estar mesmo a trabalhar para aquecer.

E assim continua esta geração. Ah, esqueci-me de uma alternativa: continuar a viver em casa dos pais e fazer jus ao nome da geração.

 

 

(Publicado previamente no IM)

Secções: ,

o docontra e eu
Sempre a par
pesquisar neste blog
 
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
16
17
18
20

21
22
24
26
27

28
29
30
31


comentários recentes
<br />O grupo Maria Isco fornece ajuda para ...
Meus amigos lá é uma nova maneira de se tornar mui...
Nós somos um fornecedor de empréstimos de dinheiro...
Twitter
links
Twingly BlogRank