23
Out 07
publicado por brmf, às 11:46link do post | comentar

O partido socialista e José Sócrates cometeram um erro político grave ao prometerem um referendo para a ratificação do (antigo) tratado constitucional europeu. E nem sequer precisavam de o fazer, afinal, o PSD tinha-lhes entregue em mão o poder, não seria por esta promessa que ganhariam ou não as eleições.

Agora, com o novo tratado de Lisboa, que, quer se queira quer não, é uma cópia do antigo tratado constitucional, segundo alguns especialistas, é a transição de 95% do texto do antigo tratado (não passa de um subterfúgio para fugir ao referendo), o governo vai ter que forçosamente cometer um dos dois erros: 1) não referendar o tratado e não cumprir uma das suas promessas eleitorais; ou 2) referendar o tratado e cometer o erro político e, a meu ver, democrático, de entregar ao povo a decisão da ratificação. O tratado de Lisboa, aliás, como todos os tratados europeus, é de uma complexidade e tecnicidade tal, que não se coaduna com uma decisão popular. Quando a maioria dos portugueses mal lê (verifiquem-se os índices de leitura), à excepção de diários desportivos, será que terá capacidade para se pronunciar sobre um assunto desta ordem?

 

Os deputados (e demais governantes) são eleitos – e pagos – para tomar este tipo de decisões. Cabe a eles ler e estudar os dossiers, e, depois, agir em conformidade. Se são eleitos para os mais altos cargos da nação é porque são, ou deveriam ser, os mais capazes na tomada de decisões que melhor sirvam os interesses de Portugal.

 

Sócrates está numa encruzilhada sem saída… saída existirá, só que nunca será uma solução airosa. Resta-lhe escolher entre a menos má das soluções.  

(Publicado previamente no IM)

Secções: ,

o docontra e eu
Sempre a par
pesquisar neste blog
 
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
16
17
18
20

21
22
24
26
27

28
29
30
31


comentários recentes
<br />O grupo Maria Isco fornece ajuda para ...
Meus amigos lá é uma nova maneira de se tornar mui...
Nós somos um fornecedor de empréstimos de dinheiro...
Twitter
links
Twingly BlogRank