26
Jan 09
publicado por brmf, às 13:45link do post | comentar

Este fim-de-semana, em termos futebolísticos, foi muito engraçado, o “Sistema” decidiu mostrar-se.

 

O Benfica foi prejudicado pela arbitragem e os jornais calaram. O FC Porto foi escandalosamente beneficiado pela arbitragem e a imprensa fez umas breves referências envergonhadas ao facto.

É curioso se nos lembrarmos que na última jornada do campeonato, após o mais mediático e escalpelizado jogo que há memória nos últimos anos, os jornais e a comunicação social em geral fizeram um grande alarido sobre um jogo onde, de facto e sem margens para duvidas, o Benfica foi beneficiado contra o Braga, curiosamente uma das equipas envolvidas no jogo deste fim-de-semana, e, mais uma vez, a equipa que levou a fava. É corrente ouvir-se dizer que o Benfica é a equipa dos jornais, que é levada ao colo pelos jornalistas. Diz-se que o Benfica tem um tratamento diferenciado em relação aos demais. Eu concordo. O Benfica paga a factura da sua dimensão. Para o bem e para o mal. Os seus feitos são exagerados pela comunicação social. Contudo, todas as moedas têm duas faces. E a outra não é tão positiva para o Benfica. Muitas vezes, os jornalistas, de forma a provarem a sua isenção – o Benfica é o maior clube, logo, é natural que existam mais jornalistas benfiquistas do que de qualquer outro clube –, caem no erro de distorcer a realidade (acredito que inocentemente) só para não serem acusados de defender o Benfica. As capas dos jornais e o tratamento jornalístico dado este fim-de-semana em comparação com o de há duas semanas (aquando do Benfica-Braga) são ridículos. Jogos muito parecidos (basta ver a análise dos árbitros-comentadores) com tratamentos muito diferentes. O Benfica paga a factura da sua dimensão.

 

Mas o “Sistema” é outra coisa e não tem que ver com os jornalistas. Tem a ver com outras coisas. Começo por dizer que nunca vi o “Sistema” como algo relacionado a decisões dos árbitros. Os árbitros erram como todos. Não considero que o sucesso dos últimos anos do FC Porto esteja relacionado a favores dos árbitros. Seria incoerente da minha parte. O FC Porto é a melhor equipa portuguesa dos últimos anos, tanto aqui como lá fora. Tal como o Benfica no passado. O Benfica era a melhor equipa portuguesa, tanto aqui como lá fora. E que se saiba, nem o Porto, nem o Benfica, dominam ou dominavam a secretaria além-fronteiras. Como considero um abuso dizer-se que o Benfica ganhava por decisões dos árbitros no passado, também considero o mesmo em relação ao Porto actualmente. Tento ser coerente. Já outros… Mas isso não invalida que o Benfica tivesse o controlo do "Sistema" no passado, como não invalida que o Porto tenha o controlo do "Sistema" na actualidade. Relativamente ao Benfica, é passado e já lá vai. Mas analisemos o caso do Porto e porque é que eu considero que domina o "Sistema". As reacções do Braga aos erros de arbitragem do jogo Braga-Porto vêm demonstrar uma vez mais que o “Sistema” está vivo e bem vivo. Principalmente comparando com as reacções que tiveram no jogo Benfica-Braga. O Braga não podia ter o discurso que teve da última vez. Alan, Rentería e Luis Aguiar são mais importantes que três pontos. A parceria Braga-Porto é mais importante que um jogo. O Porto é mestre nestas situações. Vejam o que aconteceu ao Guimarães. Meteu-se com o FC Porto e levou por tabela. O Porto é a equipa com mais jogadores emprestados. É a equipa mais inteligente na arte das cumplicidades. Essas cumplicidades valem-lhe ajudas. O “Sistema”, a meu ver, é isto: uma teia de cumplicidades.

Secções: , ,

Caro BRMF,

Gostei da sua análise. De qualquer maneira não podemos esquecer quem tem controlado o futebol português a partir da década de 80 - nomeadamente o comando da arbitragem através de lacaios - seja na antiga F.P.F., com o domínio da A.F. Porto, seja através da Liga.
Não lhe dizem nada figuras como: Adriano Pinto, Lourenço Pinto, Pinto de Sousa, Guilherme Aguiar, etc...? Hoje, sabe-se para quem trabalharam...
Ganhando em Portugal, o Porto tem caminho aberto para o dinheiro da Liga dos Campeões, apetrechando-se sempre de grandes jogadores, pois a concorrência interna não tem poder económico. É um ciclo vicioso. Só quero ver quando a torneira dos milhões fechar...

Preocupa-me ver o estado da comunicação social, cada vez mais centralizada numa ou duas pessoas. É o caso da Cofina - imagine o senhor, que o presidente do clube castigado por tentativa de corrupção já é accionista do grupo! É o caso do futuro canal 5 (TV Digital), muito perto de pertencer ao mesmo senhor que detém a facciosa Sport Tv e outros jornais de renome(?).

Abraço.


Dylan a 27 de Janeiro de 2009 às 15:46

Caro Dylan,

Boa análise. Contudo, não acredito assim tanto nesse ciclo vicioso . Existe, mas não é decisivo, a meu ver. Basta ver o ciclo com o Mourinho. O Porto ganhou lá fora com uma equipa barata. E que podia ser a equipa do Benfica, não fosse a má gestão do nosso (presumo que seja benfiquista) clube.

Abraço.
brmf a 27 de Janeiro de 2009 às 16:44

Presume, e presume bem. O Norte é vermelho e nós somos dois bons exemplos.

Continue com essa visão perspicaz.
Dylan a 27 de Janeiro de 2009 às 23:42

o docontra e eu
Sempre a par
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
17

18
19
21
23
24

25
29
31


comentários recentes
<br />O grupo Maria Isco fornece ajuda para ...
Meus amigos lá é uma nova maneira de se tornar mui...
Nós somos um fornecedor de empréstimos de dinheiro...
Twitter
links
Twingly BlogRank