10
Set 10
publicado por brmf, às 19:30link do post | comentar

Está a chegar um dos dias mais tristes da minha vida de adepto de futebol e do Benfica, com ordem inversa de preferência, claro - muito mais Benfica do que futebol. Está anunciada a despedida de Pedro Mantorras do futebol de alta competição. Será um dia triste como poucos. Há cerca de três anos, escrevi um post sobre o Mantorras, do qual recupero parte:

 

“Mantorras foi o jogador mais promissor que vi jogar em Portugal. Mantorras foi o único que me prendeu mais à televisão do que o próprio Benfica. Não esqueço aqueles primeiros meses com a camisola do Benfica em que eu sentava-me para, mais do que ver o Benfica, ver o Mantorras”.

 

Provavelmente os adeptos do Benfica mais antigos dirão o mesmo de Eusébio. Aliás, Mantorras e Eusébio têm tantas semelhanças quanto diferenças: vieram ambos de África, foram idolatrados como poucos, mas vieram em épocas distintas, o que fez toda a diferença. Eusébio chegou no apogeu do Grande Benfica; antes de ele chegar, já Benfica tinha sido campeão europeu de clubes. Mantorras, não; chegou na pior fase do Benfica - bem, o Benfica não tem fases más, tem períodos menos bons. Origens semelhantes, destinos diferentes. E a lesão, claro. A maldita lesão. A lesão que acabou com o seu sonho e com o sonho de milhões de benfiquistas, que sempre tiveram mais fé num homem que jogava a 50% das suas capacidades, do que num conjunto de marmeleiros que jogavam com 100% das suas capacidades, pagos a peso de ouro e que nunca sorriram - como ele sorriu! - para nós, benfiquistas. Dos outros, espero golos; do Mantorras, basta-me um sorriso para me sentir feliz. Espero que o Benfica seja capaz de estar à altura das suas responsabilidades, que, no caso da lesão, supõe-se, tenham sido muitas.

 

Estou-te grato, Mantorras. Se um dia leres esta prosa, cá fica um abraço sentido do Bruno.

Secções: , ,

o docontra e eu
Sempre a par
pesquisar neste blog
 
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
13
17
18

19
23
25

26
29
30


comentários recentes
<br />O grupo Maria Isco fornece ajuda para ...
Meus amigos lá é uma nova maneira de se tornar mui...
Nós somos um fornecedor de empréstimos de dinheiro...
Twitter
links
Twingly BlogRank